Não é porque não estão namorando oficialmente que devem ver ou ficar com outras pessoas. Veja porquê!
O mundo dos relacionamentos é uma área que não há regras claras, dependendo principalmente do caráter dos envolvidos. Então esse texto não tem o intuito de dizer exatamente o que você deve fazer, mas sim, iluminar de forma que você o veja de outra forma.
Ficar sério é quando estamos conhecendo uma pessoa de forma mais intima, mas sem oficializar como relacionamento. Há diversas razões que alguém pode tomar a decisão de ter um ficante sério, e contatinhos.
O medo de comprometer é o principal motivo que leva muitas pessoas a preferirem ter um ficante sério e outros contatinhos. Afinal, como dizem os memes, quando se troca 10 por 1, acaba no final ficando sem as 11. Mas, vamos concordar em discordar desse meme.
Antes de mais nada, é sabido que não viemos com um trailer com o que as pessoas podem esperar de nós. Seria excelente caso houvesse (para algumas pessoas), mas sempre apresentamos o nosso lado mais brilhante para atrair alguém.
Conheça agora a área cinza dos relacionamentos do novo milênio, o ficar sério. Uma espécie de relacionamento aberto que é porta de entrada para um namoro, ou desilusão amorosa. Antes de sair com outros contatinhos, veja se não irá arruinar suas chances com a pessoa que deveria ser sua primeira e única opção.
Ficar sério ou Relacionamento Aberto?
O ficar sem oficializar o namoro é uma forma de conhecer a outra pessoa sem perder a liberdade. Porém, alguém sempre irá sair machucado de uma situação assim, já que somos seres humanos e passíveis a expectativas e sentimentos.
Conversar com seu(a) ficante será imprescindível para decidir se é exatamente o certo para vocês. Afinal, não é porque você fica com alguém que você deve sair por aí transando e beijando outras bocas. O nome disso é relacionamento aberto, e mesmo quando está só ficando sério com uma pessoa, essa pessoa com quem você está ficando pode não concordar com isso.
Lembre-se: A ocitocina é liberada de qualquer jeito! Então algum de vocês irá desenvolver sentimentos mais fortes. E quando se trata de sentimentos, não se deve iludir ninguém!
Seja sincero(a), se a seu(a) ficante estiver apaixonando por você, e você não quer namorar, converse e afaste antes que ela(e) fique magoada(o). Se o que está prestes a fazer parece ser errado, então é porque é errado!
Se a pessoa com quem você está ficando fixo, diz que tem sentimentos por você, é obvio que ela não irá querer que você fique com mais alguém além dela(e). Por isso, se aconteceu isso contigo e você quer continuar ficando com outras pessoas, diga para ela(e) e encerre agora antes que desenvolva mais o sentimento e expectativas.
Oficialmente se conhecendo:
Só porque não é oficial não quer dizer que não haja nada. É errado pensar que quando se está passando tempo com alguém, não há alguma coisa ali. Como estão se conhecendo, dependendo da frequência e nível de intimidade que têm, pode ser que as coisas estejam ficando mais sérias do que você pode achar.
É traição ficar com outras pessoas enquanto está conhecendo uma?
Se existisse uma linha clara com regras do que é aceito, e do que não é, seria mais fácil. Porém, as regras mudam de pessoa para pessoa, por isso, converse com seu(a) ficante. Só ele(a) poderá dizer o que está ok, e o que não está.
Há pessoas que só saem com uma pessoa por acharem que há potencial em ter um relacionamento com ela. Por isso é tão importante ter diálogo, não faça nada que não queira que seja feito com você.
Se acha que é errado, provavelmente é!
Você entende e conhece a pessoa com quem está ficando, se está pensando em fazer algo mas sente que é errado, provavelmente é. Não seguir sua intuição pode acabar minando suas chances com essa pessoa que você deseja algo mais no futuro.
Resistir à tentação de ficar ou dormir com outras pessoas pode ser difícil, mas caso ache que tem futuro com seu(a) ficante fixo, não traia a confiança. Por mais que ache que não há nada, se gostam da companhia um do outro, é possível que terão algo no futuro.
Então, o que é “ficar sério”?
Ficar sério é querer conhecer uma pessoa sem ter que rotular ou colocar o peso de “estar namorando”. É passar tempo juntos sem cobranças, responsabilidades e rótulos. Não se sabe com toda certeza se irá desenvolver para relacionamento sério. E na verdade, não importa, o importante é estarem juntos e se divertirem.
Porém, não deixe a liberdade desse status confundir que você está totalmente livre e desimpedido(a). A menos que esteja explicito que vocês poderão ver outras pessoas, não ache que a outra pessoa pensa da mesma forma que você.
Esse texto não responde todas as duvidas a respeito dessa situação. Simplesmente porque cada caso é um caso. Quem irá responder de forma certa e definitiva sobre o que é aceito e o que não é, é seu(a) ficante. Então dialogue sobre as regras de estarem se conhecendo.
Os tempos mudaram, paqueras das épocas de nossos pais não são mais contratos para namoro. Hoje o poliamor está cada vez mais comum, porém, ainda são raras as pessoas que aceitam esse tipo de relacionamento. Conheça os padrões de relacionamento de seu(a) parceiro(a) e escolha o melhor para vocês!