O que fazer para esquecer alguém que não sai da sua cabeça? Dê a volta por cima com essas dicas!
Você já deve ter lido diversos artigos e guias de como superar o fim de um relacionamento. Alguns com uma lista do que você deve fazer, como se esquecer alguém fosse tão fácil quanto ir fazer compras num supermercado. Sabemos que é mais complicado do que isso, não concorda?
Antes de mais nada devemos clarificar que esse artigo cobre tanto como esquecer um homem quanto uma mulher. Afinal, a Ocitocina responsável pela abstinência desse amor é produzida nos cérebros de todos nós, independente da preferencia sexual ou gênero.
Libertar-se emocionalmente pode parecer difícil, mas algumas vezes é o melhor a se fazer. Se tornar emocionalmente dependente de alguém pode ser prejudicial, desencadeando sentimentos de:
- Raiva
- Angústia
- Ansiedade
- Agitação
- Danos a sua autoestima
- Perda de esperança
- Depressão
Esse guia foi escrito para você acabou de sair de um relacionamento, e ainda não consegue se libertar desse sentimento. Ele poderá te ajudar a remendar as peças que foram quebradas e fazer com que você faça sentido de tudo que está pensando e sentindo.
O que fazer agora para superar:
Em primeiro lugar devemos levar em consideração que cada pessoa lida de forma diferente com o fim de um relacionamento. Alguns tem maior facilidade em esquecer e seguir em frente, enquanto outros, como você, se apegam a memórias e coisas que tornam o processo mais árduo e demorado.
Não caia na pressão de achar que há algo de errado com você por querer voltar com seu(a) ex. Somos humanos, e como dito anteriormente, a Ocitocina é um hormônio poderoso que causa dependência pelas pessoas que nos relacionamos.
Afinal, não é porque hoje você está na fossa e morrendo de saudades de alguém que teve (ou nunca), que você estará incapacitada(o) de dar a volta por cima. Mas lembre-se que deverá passar por todas as fases de “luto” para conseguir finalmente se livrar das garras desse sentimento.
Afaste-se, de verdade!
Após o término do relacionamento você não estará em condições de tomar nenhuma decisão que não seja afetada pelas emoções. E, decisões não devem ser tomadas baseando-se em sentimentos de raiva, pesar, angústia, tristeza e solidão.
Tome as rédeas da sua vida e aprenda novamente como é viver sozinha(o). É comum adotarmos uma identidade dupla quando estamos em um relacionamento, e é por isso que é tão difícil desanexar da vida a dois.
Não o(a) siga em redes sociais, delete o número do telefone, suma do mapa.
O que você mais precisa no momento é resgatar sua identidade e autoconfiança. Você não conseguirá isso se ficar obcecada(o) com ele(a).
Isso inclui ficar longe dos amigos mútuos, familiares e até mesmo evitar ir aos mesmos lugares que ele(a) vai. Pois, caso o(a) veja, no estágio que está, poderá sentir como se uma faca cortasse seu coração.
Quando está buscando esquecer um(a) ex, você deve seguir a cartilha direitinho. Pois, um deslize pode jogar todo o progresso no lixo. Vê-lo(a) ou segui-lo(a) não te ajudará a desligar seus sentimentos por ele(a).
Seu relacionamento realmente iria para frente?
Muitas das vezes não percebemos, mas estamos em um relacionamento que tem todos os sinais de que não dará certo. É claro que nenhum relacionamento é perfeito, mas existem alguns que estão fadados a não irem para a frente.
Independentemente do quão você e seu(a) parceiro(a) se amavam nos primeiros meses (ou anos) do relacionamento, estamos em constante evolução. Da mesma forma que quando éramos crianças detestávamos vegetais, e, hoje comemos (embora por ser bom para nossa saúde).
Com o passar do tempo, vocês poderiam ter crescido como pessoas de forma diferente. De tal forma que seus sonhos, anseios e os dele(a) não mais são compatíveis.
Isso leva a um abrir mão de seus sonhos e projetos para satisfazer o outro, e, eventualmente, rancor por ter feito isso.
Deixe a emoção de lado, e pense de forma racional por um momento. Algumas perguntas podem te ajudar a entender que realmente foi melhor acabar com tudo agora, já que estava fadado ao sofrimento.
- Você ficaria feliz se alguém que você se importa esse tipo de relacionamento que você teve?
- Seu(a) ex deu tudo que você quer, deseja e merece em um relacionamento?
- Você acredita que essa pessoa é a única e perfeita para você?
- Esse relacionamento renovava suas energias, ou acabava com elas?
- Se você pudesse voltar no tempo, conheceria seu(a) ex novamente, ou a(o) ignoraria?
Se você decidir por querer recuperar seu(a) ex. Veja como ativar a OCITOCINA, e fazer com que ele(a) corra atrás de você!
Por que você não se desapegou?
Não é fácil saber exatamente por que sentimos da forma como sentimos. Porém, para sair da bad e resolver o problema do apego de uma vez por todas, você terá que percorrer o caminho das pedras.
Pense bastante no motivo pela qual você está enfeitiçada(o) por ele(a). Afinal, a menos que ele(a) tenha lançado uma simpatia para te prender, ninguém é insubstituível. Existem dezenas de milhares outras pessoas aí que podem te amar tanto ou até mais do que ele(a) te amava.
Os principais motivos que mantem pessoas presas em relacionamentos ruins e abusivos são:
- Medo de ficar sozinho(a)
- Conforto e estabilidade financeira
- Pelos filhos
- Para manter aparências
Descubra qual é a causa do seu apego. Uma vez que descobrir, poderá então ter uma aproximação mais racional e menos emocional ao problema.
Aprenda com a experiência…
Existem diversas pessoas que já esteve exatamente na mesma posição que você está agora, e diversas vezes. Converse com amigos(as), familiares, colegas de trabalho (se tiver intimidade para tal).
Todo mundo tem uma história de relacionamento mal resolvido. Então, deixe que a experiencia das outras pessoas te ajude a colocar um fim nesse sentimento.
Quando você perceber que não é algo que acontece somente com você, irá sentir mais confortável e menos depressiva(o).
Além disso, pessoas que estão fora do seu relacionamento poderão dar uma visão diferente da que você tem. E assim, você irá enxergar coisas que antes não via, por estar apaixonada(o).
A dor é temporária, o arrependimento não…
Lembre-se que o que está sentindo agora, você já sentiu antes (de alguma forma ou de outra). Afinal, uma pessoa que sempre esteve presente em sua vida, de repente, está fora dela. Você terá que se adaptar a essa nova realidade…
Com o tempo irá aprender a confiar e amar novamente, mas deve-se dar tempo para que as feridas cicatrizem. O pior a fazer no momento é pular para outro relacionamento, ou, engajar em atividades nocivas para seu bem-estar (bebidas, depressão, correr riscos etc.)
Abrace a dor, permita que sua alma sinta saudades. Você não desenvolveu o afeto pelo seu(a) ex em uma semana, não espere que a dor da perda desapareça do dia para a noite. Mas como tudo na vida, isso também irá passar.
Deixe para se relacionar novamente quando estiver curada(o) da sua perda recente. Para evitar que você entre em um relacionamento pior só para não ficar sozinha(o). E, que nesse caso, poderá acabar com suas chances de algum dia ter um relacionamento pleno e feliz.
Amizade só depois do casamento…
Não vá cair na armadilha de “vamos continuar amigos”!
Essa é a melhor maneira para ficar no limbo do sofrimento por muito tempo. Apenas pense em quanto é ingênuo continuar conversando com seu(a) ex apenas como amigos após terminarem.
Primeiramente, não temos um switch namorado(a)/amigo(a) em nossos corações. Se tivéssemos, você com certeza não estaria lendo esse artigo sobre como deixar de gostar do seu ex.
Em segundo lugar, imagine a situação em que seu(a) ex, e agora amigo(a), comenta com você que está afim (!!!) de uma outra pessoa.
Dependendo do seu estado emocional, e o quanto você se importa com ele(a), essa notícia iria simplesmente cair como uma bomba atômica. Destruindo a sua “amizade” com ele(a), sua autoestima, confiança e principalmente devastando seu emocional.
Evite a dor, não continue como amigos após terminar um relacionamento.
Amizade com ex, somente quando você estiver totalmente superado o término do relacionamento. Quando já estiver amando novamente, e sem quaisquer vestígios de amor ou paixão pelo seu(a) ex.
Porém, mesmo assim, não há por que ter amizade com um(a) ex. Você não quer arriscar que ele(a) atrapalhe ou confunda seu coração novamente.
Outra coisa que pode acontecer caso ele veja você feliz, e ele(a) miserável. Aí ele poderá correr atrás de você para voltar com ele(a), prometendo mudar por você, e oferecendo a lua e as estrelas. Mas, nesse caso, ele(a) apenas pode não querer te ver feliz sem ele(a).
O que diz a ciência?
De acordo com uma pesquisa feita pelo Journal of Positive Psychology, leva-se em torno de 11 semanas para sentir-se melhor após o termino de um relacionamento. Esse período pode ser maior no caso de divórcios ou relacionamentos mais longos, podendo levar em média 18 meses para curar o coração partido.
Mas é claro que não se trata de uma ciência exata. Pesquisadores descobriram que vários fatores pesam na recuperação após o término do relacionamento. Coisas como duração, experiências compartilhadas e memórias, profundidade do sentimento, filhos, etc.
É comum após terminar o relacionamento lembrar somente das coisas boas que aconteceram e esquecer das brigas e discussões. Afinal, o ser humano odeia perder, mesmo algo que fazia mais mal do que bem. Por isso, muitas pessoas continuam em relacionamentos tóxicos e abusivos, por medo da solidão ou baixa autoestima.
O que fazer para esquecer seu(a) EX
Perder alguém, ou nunca a ter pode ser doloroso, principalmente se você não queria o fim do relacionamento. Afinal, uma pessoa que você amava e não podia imaginar sua vida sem, não está mais disponível.
Pesquisadores e psicólogos comparam a dor do fim de um relacionamento com o de luto em alguns casos. Por isso, como tal, você deverá que passar pelas fases de luto. Tirar um tempo para sentir a dor da perda pode ser benéfico.
No momento pode parecer que isso nunca irá passar, você sempre irá amar essa pessoa. Mas assim como as feridas curam com o tempo, um coração quebrado também irá. Não será como antes, mas assim como as cicatrizes ficam na pele, nos lembraremos que não importa a ferida, ela irá se curar.
Sendo assim, não tente se ocupar com outras pessoas ou trabalho durante essa fase de tristeza. Sinta-se triste, mas não veja como o fim do mundo, há várias oportunidades de você ser feliz em um outro relacionamento, quando estiver preparada(o).
Suprimir ou inibir esses sentimentos com bebida, festas, entre outras atividades pode acabar sendo pior. Já que, como toda perda, deve ser sentida, pois emoções são complicadas, e quando reprimidas podem estourar em nossas faces.
Tome esse tempo para refletir sobre tudo que ocorreu. Pondere sobre seus sentimentos, o que houve de errado, o que você pode aprender com esse término, etc. O mais importante é sentir, chore se precisar, expresse sua tristeza de forma natural. Nunca se machuque fisicamente.
Enquanto faz isso, veja o que você não quer para o seu próximo relacionamento. Dessa forma, você irá melhorar suas chances de ter um relacionamento melhor e atrair alguém mais compatível contigo.
Se ame novamente
É uma boa ideia você voltar a fazer coisas que te fazem feliz, se conhecer novamente. Já que muitas pessoas se perdem dentro de um relacionamento e deixam de ser quem elas são para agradar a outra pessoa.
Quando o “nós” passa a ser “eu” novamente, você poderá ficar perdido(a). Isso é completamente normal, e você terá que se reconectar com quem você era antes de conhecer essa pessoa.
Não pense que está sozinha(o) nessa, pois milhões de pessoas passam por isso, e outras milhões irão passar pelo mesmo. Por isso, todos gurus dizem que o melhor amor é o próprio. Afinal, ninguém poderá nos dar o amor que merecemos além de nós mesmos.
Estamos tão ocupados amando que esquecemos como é ser amado de verdade. Apaixonamos pela ideia de receber de outros o amor que não nos damos. E, essa pode ser uma armadilha fatal quando não mais sentimos amados pelos outros.
Melhor do que mergulhar num relacionamento rebote com o primeiro ou primeira que aparecer, é mergulhar em si mesma(o). O autoconhecimento irá ajudar bastante a superar o fim do relacionamento, pois, com o amor próprio, você irá notar que merece mais. Que a felicidade não é privilegio de alguns poucos, que você também a merece.
Não sofra sozinha(o)
É comum se fechar no quarto e não deixar ninguém se aproximar, inclusive amigos e parentes que se importam com você. Embora no começo isso pode ser bom para você expressar sua dor sem que ninguém te julgue, você se sentirá melhor quando aceitar ajuda.
Conversar e desabafar com uma pessoa de confiança pode ser esclarecedor. Além de tirar um pouco do peso que está sentindo, seja pelas dúvidas pelo término repentino, ou sentimentos de culpa.
Nenhum relacionamento termina somente por causa de uma pessoa. Por isso, não se culpe porque o relacionamento terminou. Ambas pessoas num relacionamento têm responsabilidade por cuidar deste, então não tome toda a culpa pelo fim deste.
Caso não se sinta à vontade em conversar sobre determinadas coisas no seu relacionamento com sua pessoa de confiança. Explique a ela sobre o que você quer conversar e sobre o que não quer ouvir. Afinal, há pessoas que nos julgam invés de nos ajudar a ver as coisas como elas foram.
Outro motivo para conversar com alguém, é para ter uma perspectiva diferente sobre o seu relacionamento. Pois, quando estamos apaixonados vemos o mundo através de óculos rosa, onde relevamos defeitos de caráter graves em nossos parceiros. Talvez tenha até sido melhor que o relacionamento tenha terminado, para que outro melhor floresça.
Se há coisas que você precisa falar ou entregar para o seu ex, peça para amigos em comum que entregue. Assim, você evitará a dor de o(a) ver novamente, e facilitará o processo de cura.
Busque novas prioridades
O principal conselho quando queremos esquecer alguém é o de focar em alguma coisa. E, embora não seja recomendado durante as primeiras semanas, é necessário para que você consiga ficar de pé e dar a volta por cima de vez.
Então, se você já passou pela fase de tristeza absoluta, na qual não via nenhuma solução para o que sentia, agora é a retomada. Haverá recaídas, principalmente se memórias boas forem despertadas, seja por visitar um lugar que sempre iam, ou sentir o perfume dele(a).
Com novas prioridades na sua vida você estará na direção certa para esquecer essa pessoa. Quando dizemos esquecer, não estamos falando de algo como no filme “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”. E sim, que você poderá lembrar ou ver a pessoa, mas ela não mais poderá te machucar.
Priorize algo em sua vida, seja sua carreira, seus estudos, seus filhos (se tiver), sua família, suas paixões. Há algo que sempre quis fazer, mas não podia por causa do seu relacionamento? Que tal fazer aquela viagem que sempre desejou quando estava solteira(o)? Você não precisa se justificar mais com ninguém, então viva seus sonhos.
Pensando nos relacionamentos futuros
Ninguém namora ou casa pensando que um dia tudo poderá terminar. Por isso, existem diversos livros que ajudam a ter um relacionamento ou casamento de sucesso. O tempo que você levou para superar e esquecer alguém, se seguir esses conselhos será esclarecedor.
O que queremos dizer é que por passar tempo sozinha(o), conversar com outras pessoas de confiança, ponderar sobre seu relacionamento ou a pessoa que quer esquecer, você saberá exatamente o que quer e o que não quer no próximo relacionamento.
A maioria das brigas e separações ocorrem devido a incompatibilidade de ideias ou comportamentos. Por isso, quando você sabe o que desgastou o seu relacionamento, você pode passar a observar se a pessoa que você está conhecendo agora apresenta algum destes.
Deixe explicito suas ideias e convicções antes mesmo de atualizar seu status na rede social como “em um relacionamento“. Entenda suas necessidades e o que você espera de uma pessoa, e não se conforme com menos do que você merece.
Se conheceu alguém que te atraia fisicamente, mas tem hábitos, ideias ou costumes que poderão causar conflito, não prossiga. Beleza é passageira, mas caráter raramente muda, então está na hora de você sair desse ciclo vicioso de relacionamentos ruins.
Coloque suas prioridades na mesa, o que você busca em um parceiro(a)? Qual seria o relacionamento perfeito para você?
Caso não saiba responder essas perguntas, pode ser devido a uma ideia distorcida sobre relacionamentos obtidas através dos relacionamentos de pessoas próximas a nós (amigos, pais, etc.).
No caso acima, a terapia com um psicoterapeuta pode ser benéfica para não repetir os erros que acabou com seus outros relacionamentos.
Como Esquecer Seu(a) Ex de Uma Vez Por Todas:
Considere as dicas acima como aperitivos para o prato principal. Esse é o método definitivo para te ajudar a esquecer seu(a) ex de uma vez por todas!
A combinação dos tópicos acima com este é poderosa! Se colocado em prática, irá te ajudar a sair da bad e parar com a sofrência.
Para desapegar de forma eficaz do seu(a) ex, você terá que remover os coraçõezinhos dos olhos e vê-lo(a) como ele(a) é! Um ser humano cheio de defeitos, manias e imperfeições. Não importe o quão lindo(a) você acha que ele(a) é, para alguém, ele(a) não é nem um pouco atraente.
Não deixe que sua enfatuação nuble sua capacidade logica de julgar o que (ou quem) é bom para você.
Lembre-se, a paixão são hormônios em ação (ocitocina). E, quando você parar de pensar nele(a) como um(a) deus(a) na Terra, irá eventualmente parar de produzir oxitocina quando pensa nele(a).
Pegue papel e caneta e anote todas as coisas ruins que ele(a) dizia para (sobre) você. Lembre-se de todos os momentos ruins que ele(a) te proporcionou, seus defeitos (egoísmos, preconceitos, teimosias, falta de respeito e consideração etc.).
Depois de fazer isso, pegue outro pedaço de papel e anote todas as coisas que você sempre quis fazer, e pode fazer agora que está livre.
Guarde essas anotações em segredo, e toda vez que estiver ficando deprimida(o) por causa dele(a), leia essas anotações.
Pensamento finais:
Esperamos que esses conselhos tenham lhe ajudado a clarear os pensamentos. Com novas ideias e as perguntas certas você terá grandes chances de esquecer alguém que te machucou, ou que precisa ser esquecida.
Conforme dito cada pessoa tem uma ideia diferente a respeito do que é, e como demonstrar amor. Talvez, conhecendo os tipos de amor, você entenderá porque algumas pessoas têm relacionamentos duradouros enquanto outras vivem de um relacionamento ao outro sem fim.
Em complemento a esse artigo, recomendamos os livros em português “Casamento de Sucesso”, “Relacionamento na Prática”. Ou em inglês, “The 5 Love Languages” por Gary Chapman, “Getting the Love You Want” de Harville Handrix.
Se quer uma visão mais acadêmica sobre os relacionamentos, recomendamos o livro “The Seven Principles For Making Marriage Work” de John Gottman (em inglês).
E claro, escrevi vários outros artigos sobre relacionamentos nesse blog. Por isso, se quiser aprofundar e conhecer maneiras de conquistar um homem ou mulher dos seus sonhos, não deixe de ler meus outros artigos.
Agradeço sua leitura até aqui, e espero que tenha lhe ajudado.