Está enfrentando crise no seu casamento? Seja por causa de traição, dinheiro, filhos ou família, é possível salvar seu matrimônio!
Você sente que seu casamento pode estar em um período de crise? Pensamentos negativos invadem sua mente e você sente que tudo está perdido e seus esforços para salvar o casamento estão sendo em vão?
Saiba que você não está sozinha(o). Como já deve saber, relacionamentos não são fáceis. Às vezes nos pegamos a pensar “o que eu posso fazer para melhorar o meu relacionamento com meu/minha cônjuge?“. Essa reflexão já é um grande passo em direção a recuperação de um casamento em crise.
Iremos abordar nesse texto, maneiras para que você possa dar a volta por cima e tomar controle do seu casamento. Mesmo se agora parece que não existe volta, tenha esperança e fé que tudo pode se resolver.
Tenha a mente aberta e leia todo o texto, trata-se de uma reflexão sobre casamento em crise. Com conselhos, orações, mensagens para ajudar a salvar o seu matrimonio. Mas antes de tudo, como saber se seu casamento realmente está em crise?
Sinais de um casamento em crise:
Um casamento quando está em crise apresenta alguns sintomas, assim como quando estamos adoecidos. Tipicamente ele ocorre quando existe uma quantidade anormal de tensão e estresse causados ou não por assuntos não resolvidos que acumularam durante anos ou meses. Chega a um ponto que esses problemas se tornam insuportáveis para a boa convivência do casal.
O resultado disso é raiva, ressentimento, insatisfação, indiferença, frieza, frustração e perda de esperança em conseguir controlar o rumo do casamento. Devido a esse ambiente hostil e carregado, torna-se impossível ter uma convivência saudável. Já que tudo é motivo para brigas, discussões e desentendimentos.
Quando o casamento chega a esse nível, pode-se dizer que ele está em crise. Já que é a partir desse ponto, que podemos chamar de “colapso matrimonial“, que casais procuram ajuda.
Seja com um conselheiro matrimonial, família e amigos próximos, livros de autoajuda, salmos e orações na bíblia, pastores ou como você está fazendo agora, em nosso site.
Você tem todo o direito de sentir triste, decepcionada(o), frustrada(o). Afinal, sua vida mudou em um instante, principalmente se o caso da crise no casamento for a descoberta de uma traição. Isso pode abalar a confiança, autoestima, e parecer que você se casou com alguém que não mais reconhece, um(a) estranho(a).
Agora que você já sabe se seu casamento está em crise ou não, está na hora de ver o lado positivo de tudo isso. Pois, se existe uma crise, algo a causou, e através de uma reflexão você poderá facilmente descobrir o porque do seu relacionamento com seu(a) esposo(a) estar em crise. A partir desse motivo, poderá ter discernimento para salvar seu casamento.
Crise no casamento por causa de traição (amante)
Essa é uma das causas mais comuns que fragiliza um casamento (ou qualquer relacionamento). A traição não é apenas um motivo, é um sintoma de que o casamento não está bem há muito tempo. Pois, casais felizes e que amam um ao outro, não irão trair a pessoa amada simplesmente por trair.
Sendo assim, você deve avaliar desde quando o seu matrimonio está monótono, sem o tempero que deixava seu relacionamento com seu esposo(a) vivo e cheio de paixão.
Um relacionamento que entra na rotina e ambos vivem como se fossem irmãos ou colegas de quarto (sem intimidade, sexualidade e amor), está fadado há uma hora alguém se envolver romanticamente (ou sexualmente) com outra pessoa. Se seu marido ainda gosta da ex dele, descubra como conquista-lo.
Se você foi traída(o), saiba que a culpa não é somente sua. Para um casamento dar certo, ambas as partes têm que trabalhar juntas. Caso você tenha traído e agora está arrependida(o), você terá que ganhar a confiança e respeito do seu esposo(a). Veja aqui o que fazer…
Casamento em crise por frieza e abandono do marido/esposa
Frieza, abandono, falta de interesse, são sintomas de um casamento doente, que já está ou entrará em crise em breve. Se seu marido/esposa realmente não se importa mais com você, está na hora de fazer uma reflexão para entender exatamente o porquê dele(a) estar indiferente a respeito de seu casamento.
Geralmente, relacionamentos ficam desgastados após anos/meses de discussões sobre o mesmo motivo. Se você e seu(a) cônjuge brigam sempre sobre a mesma coisa, e nenhum dos dois mudam para melhorar o ambiente, certamente uma hora um ou outro irá parar de se importar.
Quando isso acontece, a perda de interesse vem à tona, e pode ocorrer de você ou ele(a) começar a passar mais tempo sozinho(a), com amigos(as), usando o WhatsApp no smartphone. E numa dessas, pode ocorrer uma traição física ou emocional.
Se seu marido ou esposa está agindo com frieza, o melhor a fazer é sentar e conversar. Mas de forma adulta e sem apontar o dedo ou julgar. Afinal, brigas e discussões foram provavelmente o motivo que ele(a) se distanciou de você. Veja esse vídeo sobre o que fazer quando seu(a) marido/esposa demonstra não querer mais saber de você.
Crise causada por esposo(a) ser viciado em drogas ou bebida alcoólica
A pergunta a se fazer é a seguinte. Quando vocês se casaram, ele(a) já tinha problemas com substancias ilícitas e alcoolismo, ou foi algo que agravou/ocorreu após algum tempo casados?
De qualquer forma, um homem ou mulher que bebe ou usa drogas é difícil de lidar. Já que quando estão sob efeito dessas substancias, tendem a se tornar abusivos, ignorantes e grossos. Alguns partindo até para a agressão física.
Se seu cônjuge te agride fisicamente e/ou verbalmente, pelo seu bem, é melhor se separar. Pois dificilmente ele(a) irá mudar. Pode ser que ele(a) tenha problemas psicológicos e mentais graves, e que podem piorar com o tempo.
Porém, se você conhece essa pessoa, sabe que ela está passando por um momento bastante difícil e por isso recorreu a drogas/bebidas. Converse com a família dele(a) para que juntos possam buscar a melhor solução para ele(a). Afinal, existem diversas clinicas de reabilitação pelo Brasil, algumas gratuitas, outras privadas.
O que não pode deixar é que ele(a) se deixe levar pelas drogas e bebidas, e arraste seu casamento e sua felicidade juntos para o fundo do poço.
Crise matrimonial causada por conflito e opiniões diferentes
Ter ideias e opiniões diferentes não é motivo para divórcio ou separação, em um relacionamento saudável, ambos dão liberdade para o outro se expressar livremente.
Muitos casais entram em conflito sobre a maneira certa de criar seus filhos(as), trabalho, religião, visões políticas e sociais. Se esse for o seu caso, procure um ponto de equilíbrio, não deixe que certas visões minem o seu relacionamento.
Se existem tópicos que são sensíveis e vossas opiniões completamente opostas, evitem falar sobre isso. Caso seu cônjuge goste de te provocar, aprenda como responder de uma maneira saudável e divertida.
Nesses casos, a melhor forma de lidar com os conflitos de opiniões diferentes é através do humor. Importante, não faça piadas sobre a opinião dele(a), nem seja irônico(a), pois isso só alimentaria mais o ressentimento dele(a) por você. Assista a essa apresentação sobre como lidar com conflitos sobre opiniões no casamento.
Crise causada por problemas financeiros ou cônjuge desempregado(a)
Um dos maiores motivos de divorcio nos dias atuais está relacionado ao dinheiro. Seja por ganhar muito, ou pouco, há sempre possíveis conflitos quando o assunto é as finanças do casal.
Caso seu marido/esposa esteja reclamando que você gasta muito o seu dinheiro, e isso está causando brigas, pense em como você pode resolver essa situação que seja bom para vocês dois. Responder “eu trabalho, o dinheiro é meu, eu gasto como quiser” não é a melhor maneira. Se você está gastando o dinheiro dele(a), e ele(a) está insatisfeito(a) com isso, veja como você pode mudar.
Entender porque seu esposo(a) quer que você seja mais responsável financeiramente é primordial. Talvez ele(a) quer que você o(a) ajude a comprar um móvel novo, ou ajude nas despesas da casa, ou quer passar férias com você. Se esse for o caso, faça um sacrifício pelo seu casamento, afinal, casais inteligentes enriquecem juntos! 😊
Agora se o problema for devido a ele(a) estar desempregado(a), e depender de você para tudo (ou você depender dele(a)), é mais complicado. Com a atual situação do Brasil, com milhões de desempregados, ficar jogando um na cara do outro o que faz, ou deixa de fazer, é a melhor forma de acabar com o casamento.
Caso esteja passando por um momento financeiro difícil, saiba que não está sozinha(o). Muitas pessoas e casais estão lidando com isso diariamente, e a única maneira de resolver isso, é esperando a tempestade passar. Veja como fazer seu(a) cônjuge te respeitar nesse vídeo.
Crise causada por problemas com a família do(a) esposo(a)
Fofocas, intrigas, discussões e perda do respeito com sogra(o), cunhado(a), são alguns dos motivos que levam casais a se separarem. Se esse for o motivo da crise do seu casamento, não se preocupe tanto, existem algumas maneiras de reverter essa situação.
Trata-se de um sintoma como qualquer outro de que algo não vai bem no seu casamento. Seja essa implicância ou desrespeito vinda desde a época que vocês namoravam, ou causado por algum acontecimento em especial.
No Brasil, famílias moram e convivem juntas, e isso abre espaço para pais e outros parentes intrometerem na vida do casal. O que eles não sabem, é que em um casal a dois, alguns problemas devem ser resolvidos pelo casal.
Se você tem o habito de contar para seus pais sobre os defeitos do(a) seu(a) cônjuge, é bom parar. Esse hábito é nocivo para o casamento a longo prazo. Já que após algum tempo, seus pais começarão a se achar no direito de intrometer e implicar com seu(a) marido/esposa.
É como diz o velho ditado popular, roupa suja se lava em casa. Sendo assim, se existe algo que está te incomodando a respeito do seu(a) esposo(a), abra a comunicação com ele(a) e expresse seu descontentamento sem o(a) colocar contra a parede.
O mesmo é válido a respeito da família dele, caso esteja magoada(o) com algo que a família dele fez (ou faz), conte para ele como você se sente. Mas não peça que ele(a) tome um jeito ou você irá se separar, como tudo na vida, algumas coisas precisam de diálogo e paciência para mudar, muita paciência.
Como Salvar Um Casamento em Crise:
Primeiramente você deve parar de pensar em separação e divórcio, invés disso, invista sua energia mental em refletir sobre o que está errado em seu casamento. Somente assim poderá resolver o problema que estão enfrentando.
Tenha fé em Deus que tudo irá dar certo, e que o que for que está passando agora, você não está sozinho(a). Nessa tempestade Ele será o Teu abrigo, e embora sua Fé seja testada a todos os momentos, você não irá se abater, nem desistir.
Não se entregue as tentações, dúvidas, e pensamentos negativos que tentam tomar conta de você. Pois, Ele lhe dará a Luz que clareará sua mente e salvará o seu casamento. Mesmo que pareça que está tudo perdido, nada é impossível aos olhos de Deus.
Comprometa em resolver qualquer pendencia e discórdia que possa ter causado a crise. Perdoe, se você ama seu(a) marido/mulher, e não quer viver longe dele(a), faça o que estiver a seu alcance para que possam ser felizes novamente.
O livro que pode salvar o seu casamento:
Às vezes precisamos de exemplos práticos do que fazer. E, embora possamos encontrar algumas respostas na Bíblia, com orações, novenas, ou simpatias, queremos ter controle sobre o que acontece em nossas vidas.
Por isso, além dos conselhos disponíveis nesse texto, recomendamos que você leia o livro “Casamento de Sucesso“. Nele, você encontrará métodos e maneiras de fazer com que seu(a) esposo(a) se comprometa também em melhorar seu matrimonio. Mesmo que ele(a) tenha dito que está tudo acabado, mesmo que esteja distante, frio(a).
No livro existem truques psicológicos que irá reacender a chama do amor em seu casamento. E não importa qual foi o motivo que causou a crise no seu casamento, você saberá como contorna-lo.
Você pode comprar esse livro clicando aqui. Caso não encontre nele a resposta que procura/precisa (você encontrará), poderá pedir reembolso do seu dinheiro, já que o objetivo da Renata Santos (autora do livro) é em ajudar casais a recuperarem seus casamentos. Com ele, milhares de casais conseguiram reverter o clima ruim e voltaram a conviver em harmonia, amor e paz.
Esperamos que esse texto tenha lhe ajudado a enfrentar esse momento delicado no seu casamento. Claro que são poucas as palavras que poderão dar o alívio que você busca nesse momento. Mas saiba que não importa o que acontecer, você nunca estará sozinha(o). Pois Ele está sempre olhando por ti!
“Eu, porém, estou aflito e triste; ponha-me a tua salvação, ó Deus, num alto retiro.”
– Salmos 69:29
Que Deus a(o) abençoe e seu sagrado matrimônio.